Missão

Nossa missão é promover e difundir a Naturologia diante da sociedade, com a finalidade de ampliar a área de atuação dos profissionais Naturólogos e das profissionais Naturólogas, além de defender os direitos e deveres destes, bem como orientar os estudantes sobre a carreira profissional e apoiar o seu crescimento acadêmico.

Sobre a ABRANA

Fundada em 27 de abril de 2004, a Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA) tem atuado diretamente com o crescimento, reconhecimento e a regulamentação da profissão de Naturóloga e Naturólogo no Brasil, e apoiado o fortalecimento da Naturologia/Naturopatia no mundo.

Diretoria Executiva

Conheça a equipe de voluntários(as) que compõe a gestão da ABRANA.

Saiba mais…

Estatuto ABRANA

Conheça o estatuto que regulamenta a ABRANA.

Saiba mais…

Parceiros que Apoiamos!

A WNF representa organizações de Naturopatia de todo o mundo e objetiva apoiar e promover a profissão globalmente, bem como promover os mais altos padrões educacionais para a profissão Naturopata/ Naturológo, com incentivo e apoio à pesquisa científica na área. A ABRANA é pioneira no Brasil em se tornar membro da World Naturopathic Federation (Full Member WNF), somando esforços pela consolidação da Naturopatia/ Naturologia e da Saúde Integrativa no âmbito internacional.

A RedePICS Brasil é uma rede colaborativa formada por atores e entidades das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), decididos a se organizarem coletivamente para promoverem transformações positivas e efetivas no âmbito da Saúde Coletiva. A ABRANA é membro da RedePICS Brasil e atua em parceria pelo desenvolvimento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), e em defesa do SUS.

Somos parceiros da Sociedade Brasileira de Naturologia – SBNAT, na luta em prol da Naturologia e das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Somos parceiros da Rede NatuSUS em defesa do SUS e em prol da expansão do profissional Naturológo e das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Somos parceiros da Associação Paulista de Naturologia – APANAT, na luta em prol da Naturologia e das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Portais de Acesso

Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br

Secretaria de Atenção Primaria à Saúde (SAPS): https://aps.saude.gov.br/

Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC): https://aps.saude.gov.br/politicas/pnpic

Fitoterapia Brasil: https://fitoterapiabrasil.com.br/

RedePICs Brasil: https://redepicsbrasil.com.br/

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): http://portal.anvisa.gov.br/

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): https://portal.fiocruz.br/pt-br

Biblioteca Virtual em Saúde para as PICS: https://mtci.bvsalud.org/pt/biblioteca-virtual-em-saude-para-as-pics-2/

Conselho Nacional de Saúde (CNS): http://www.conselho.saude.gov.br/

SUS – Portal Brasil: http://www.brasil.gov.br/saude/2009/12/sus

Universidade Aberta do SUS (UnaSUS): https://www.unasus.gov.br/cursos