IV CONGREPICS – Sesc Cacupé, Florianópolis, SC

por | 18, ago, 2023

O IV Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – CONGREPICS é um evento importante tanto do ponto de vista político-institucional, como do conhecimento em saúde, pois fortalece ações estratégicas no plano nacional e internacional para o ano de 2023-2024 nas práticas integrativas e complementares em saúde. O objetivo é sempre a construção e o compartilhamento de experiências de gestão, serviço, ensino e pesquisa na área.

Com o tema “PICS e Saúde Planetária: Transdimensionalidade das Práticas Integrativas e Complementares para o desenvolvimento da justiça social e do cuidado planetário”, o evento ocorrerá presencialmente nos dias 08 a 11 de novembro de 2023, em Florianópolis/SC, e terá quatro eixos, sendo:

Eixo 1 – Políticas Públicas e a intersetorialidade Práticas Integrativas e Complementares (PICS) – A implantação das PICS no Sistema Único de Saúde com Política Pública Intercultural e direito a escolha. Financiamento, oferta, acesso e ampliação do cuidado.

Eixo 2 – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no contexto brasileiro: Cidadania, Justiça social e pesquisa científica – Histórico das PICS no Brasil e o enfrentamento dos desafios do modelo de atenção à saúde focado em doenças. A pesquisa científica para justiça social e a cidadania.

Eixo 3 – A regulamentação, prática profissional e a transdimensionalidade das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) – Compreender o estado da arte do exercício das PICS, as conquistas e os conflitos na formação e na regulamentação e na atuação profissional, com respeito a essência e a identidade de cada prática.

Eixo 4 – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e a Saúde Planetária
– Discutir os saberes tradicionais e as perspectivas das PICS para a construção do bem viver e da saúde única como estratégia para o futuro sustentável.

O IV CONGREPICS contará com atividades pré-congresso, inclusive o XV CONBRANATU, que acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro. As outras atividades pré-congresso serão:

28 e 29 de setembro de 2023 em Porto Alegre/RS:
I GentePICS – Seminário Sul-brasileiro de Formação, Desenvolvimento e Gestão do Trabalho nas PICS em comemoração aos 10 anos da Política de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do RS;

08 de novembro de 2023 em Florianópolis/SC:
III SULPICS – Encontro Sul-brasileiro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde;

08 de novembro de 2023 em Florianópolis/SC:
I FORPICS – Seminário do Fórum Parlamentar Catarinense de PICS;

O Congresso Nacional de PICS é um evento oficial da RedePICS Brasil, e esta edição está sendo realizada, de forma colaborativa, através do Laboratório de Estudos em Saúde Integrativa (LABESI), Observatório Nacional de Saberes e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (OBSERVAPIS), Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), Organização Panamericana de Saúde OPAS/OMS e apoio de diversas instituições.

Realize sua inscrição através do link: https://www.even3.com.br/ivcongrepics