Novo Livro: Termalismo e Crenoterapia no Brasil e no Mundo

Lúcia Fernandes Bonito/ junho 5, 2017/ Notícias/ 0 comments

 

.   O diretor de Educação Permanente em Saúde e da Escola de Saúde Pública, Paulo Orsini, representou o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, no lançamento do livro Termalismo e Crenoterapia no Brasil e no Mundo, ocorrido na manhã da sexta-feira,12 de maio, no auditório da Unisul, na Pedra Branca, município de Palhoça.

.   A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Educação Permanente em Saúde (DEPS) e da Escola de Saúde Pública, firmou parceria com o curso de Naturologia da Unisul e o Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a criação do projeto Termalismo Social na Atenção Básica Catarinense.
Termalismo Social
.   Com o objetivo de incentivar ações e serviços de Termalismo Social em Santa Catarina, o projeto vem desde 2014 realizando pesquisas e coletando informações para produzir conhecimento científico sobre o assunto. O trabalho foi realizado em três etapas. A primeira dedicada ao conhecimento dos municípios de Santa Catarina com fontes termais, a segunda para a produção de materiais de divulgação e informativos sobre o tema e a fase atual e final, que oferecerá três oficinas com apresentação dos resultados do projeto.
.   Daniel Mauricio de Oliveira Rodrigues, coordenador do Curso de Naturologia e que divide a autoria do livro com Fernando Hellmann, professor do Departamento de Saúde Pública da UFSC, garante os benefícios e as bases científicas do uso das águas termais na saúde. “Vários estudos comprovam a eficiência das águas termais no tratamento de dores e aspectos da saúde mental. Fizemos a comparação entre a água termal de Santo Amaro da Imperatriz com a água destilada ,e observamos o efeito anti-inflamatório e analgésico na primeira, tanto em animais quanto em seres humanos”, relata Rodrigues.

Fonte: Portal Saúde – Governo do Estado de Santa Catarina

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*